top of page
  • Foto do escritorAdriano Fernandes

O QUE FAZER EM FLORIPA

Atualizado: 28 de ago. de 2023

52 atrações, passeios e dicas de viagem.


Se você tem viagem marcada para Florianópolis, prepare-se para as mais belas praias da capital catarinense e programe-se bem pois há muito mais o que fazer em Floripa além da água salgada.


Existem vários lugares incríveis na cidade: praias, trilhas, mirantes, parques, o Centro Histórico e tantos outros pontos turísticos, os quais muitos, inclusive, muitos são gratuitos. Não teria como ser melhor, não é?

Com esse tanto de atrações, para os marinheiros de primeira viagem, a pergunta é: o que fazer em Florianópolis?

Pensando nisso, preparamos esse artigo cheio de informações para te ajudar a elaborar um roteiro.


Mas separe ao menos uma semana para conhecer com calma cada pedacinho dessa ilha tão encantadora e se prepare para ter uma experiência incrível!


O que fazer em Floripa: pontos turísticos


Sempre que vamos viajar para um lugar que não conhecemos, ter um guia completo do que fazer é fundamental. Assim, é possível montar um roteiro que atenda as nossas necessidades com mais calma.


Diante do vasto número de pontos turísticos de Florianópolis, é imprescindível o nosso leitor saber, desde já, que a melhor forma de explorar as atrações é separá-las por uma mesma região.


Por exemplo, combine as praias do norte da ilha com atrações próximas à praia do norte; combine as praias do leste com atrações próximas à praia do leste; repita a mesma coisa com relação às praias do sul.


Para te ajudar nessa missão, separamos o artigo por partes, então confira mais abaixo todas as nossas dicas imperdíveis sobre os pontos turísticos de Floripa.


O que fazer em Floripa durante o dia


Se não faltam atrações turísticas na capital catarinense durante a noite, imagina durante o dia? Há muito o que ser feito e pode apostar: uma semana ainda é pouco!

Quer saber o motivo? Apenas a título informativo, Floripa conta com no mínimo 42 praias, 6 principais museus, 10 trilhas mapeadas, ao menos 5 mirantes com vistas incríveis e muita, mas muita coisa para se fazer!


Abaixo montamos uma lista com aquelas atrações que consideramos imperdíveis para a sua viagem.

O que fazer em Floripa:


1. Barra da Lagoa


Localizado no Leste da Ilha a Barra da Lagoa é uma local muito simpático para viajantes que querem curtir a praia, surfar e conhecer gente do mundo todo. a praia da Barra da Lagoa, próximo do Projeto Tamar (reserva de tartarugas marinhas que é a principal atração da Barra)

A Barra da Lagoa é um local formado por ruas estreitas, travessas e vielas, fruto do modo de vida simplório dos pescadores. Seus moradores são conhecidos pela cordialidade e pelo prazer em receber os que vem de fora. Aliado às belezas naturais.

Para os que gostam de frutos do mar, pode-se experimentá-los nos diversos restaurantes à beira do canal, de onde se pode admirar um belíssimo visual das águas tranquilas, em tom verde-turquesa, por onde passam lanchas e iates que entram e saem da Lagoa da Conceição.


O comércio do bairro é restrito às necessidades da comunidade local, com mercados, farmácias, padarias e posto de gasolina, além de lojas de souvenir, artesanato e artigos para praia. Nos meses de verão, alguns estabelecimentos costumam funcionar até a madrugada.


Caiaque no Canal da Barra

Nada melhor que andar de caiaque e desfrutar desse canal com paisagens muito peculiares.



1. Lagoa da Conceição


Localizado na área Leste, na Ilha de Santa Catarina, o bairro da Lagoa da Conceição é um dos mais famosos pontos turísticos de Florianópolis, pois reúne turistas do mundo inteiro que vão em busca de badalação, boa gastronomia e muitas aventuras nesse cartão postal da cidade.

A laguna da região é a maior de Floripa com uma área de cerca 19,71 quilômetros quadrados. Além da Lagoa, na lista das atrações estão o Mirante da Lagoa da Conceição, as lojinhas e feirinhas na Avenida das Rendeiras, os restaurantes e botecos do centrinho, e claro, as praias Joaquina, Mole, Galheta e Gravatá, ideais para a prática de esportes aquáticos e mergulhos.


A Lagoa da Conceição está a apenas 13 km de distância da área central da cidade e é possível ir de carro, táxi, Uber e transporte público sem dificuldades. A região também possui boa oferta de hotéis e pousadas para quem deseja se hospedar em um dos lugares incríveis em Floripa.

Uma parte da Lagoa da Conceição, Florianópolis



Praias do Norte


As praias da região Norte de Florianópolis possuem as melhores estruturas para receber os visitantes com hospedagens, restaurantes, bares, baladas e muito mais!

Confira abaixo todos os detalhes sobre as principais Praias do Norte:



2. Jurerê Internacional:


O mar cristalino de águas calmas e mornas é também onde ficam atracados iates e lanchas de luxo. Com mansões e restaurantes sofisticados, a Praia de Jurerê Internacional se destaca pelo seu glamour e é uma das praias mais badaladas do Brasil, pois lá o agito começa ainda na luz do dia!

Para quem deseja passar o dia na


Jurerê Internacional, a orla é bem servida de barracas e quiosques com variedades de petiscos e bebidas.



3. Jurerê Tradicional:


Dividindo a mesma extensão de areia com Jurerê Internacional, a praia de Jurerê Tradicional tem uma pegada diferente e é muito mais calma. Por lá é possível observar casas de veraneios de moradores locais e de outros estados.

Assim como toda a região, o mar é bastante calmo e excelente para crianças. Nas areias finas e amareladas, muitas pessoas aproveitam para se exercitar ou fazer uma simples caminhada beirando o mar.


4. Praia de Canasvieiras:

Com uma extensão de aproximadamente 2,2 km, com areias finas e branquinhas e mar tranquilo, a Praia de Canasvieiras é muito procurada pelos turistas.

Para quem quiser se hospedar nessa praia, saiba que ela conta com uma excelente estrutura de hospedagem, restaurantes, bares, supermercados, farmácias e lojas.

Passeios de lancha e escunas, mergulho com cilindro e snorkel são algumas das atrações da praia.



5. Praia da Daniela:



Uma das praias mais conhecidas e indicadas para quem viaja com crianças, a praia da Daniela tem cerca de 3,5 km de comprimento, areias finas e fofinhas e mar transparente e tranquilo.

Na praia quase não há estruturas de barracas e quiosques, mas vale a pena colocá-la no seu roteiro, com certeza irá se encantar com o encontro do mar com a vegetação!


6. Praia dos Ingleses:



Se o seu intuito é conhecer os locais mais badalados de Florianópolis, então a praia dos Ingleses não pode estar de fora do seu roteiro. É outro lugar onde você vai encontrar muitos bons hotéis em Floripa.

Com movimento durante o ano inteiro, a praia é cercada

com uma ótima estrutura, incluindo até um shopping center. Shows e festas sempre estarão rolando por lá.

A extensão da praia é enorme, por esse motivo um lado da praia possui ondas mais leves e o outro lado com ondas mais agitadas, agradando a todos os gostos!


7. Praia Brava:


Situada em um bairro residencial, o nome da praia já diz muito sobre ela! Com o mar muito agitado, você ainda encontrará correntes marítimas fortes.

Na areia você vai encontrar barracas que servem bebidas e porções de comida. Também há muita música e diversão nessa incrível atração localizada no Norte de Floripa. É uma praia bastante frequentada pelos surfistas.

Praia Brava – “O que fazer em Floripa aos olhos de uma Paulistana” de Andréia Reis


8. Praia do Forte:


Essa praia é um tesouro escondido! Embora o acesso seja feito por uma estrada bem estreita, o local é simplesmente imperdível: águas calmas, transparentes, areia branca, fina e sem muitas ondas.

Aproveite para tomar banho na praia do forte e comer pescados nos inúmeros bares disponíveis nos arredores. Se tiver tempo, aproveite para conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, a qual conta com mais de 300 anos e pode ser acessada por uma trilha localizada no canto direito da praia, conforme sinalização.


9. Praia do Santinho:


Essa é uma praia ideal para ficar sentado sobre as dunas observando o lindo e infinito mar!

Situada ao lado da Praia dos Ingleses, é conhecida pela prática de surfe, praia com ondas fortes, água transparente, grande estrutura com amplo espaço de estacionamento, mar aberto e longa faixa de areia e dunas.

Praia do Santinho, onde se encontra o resort Costão do Santinho

Como se não bastassem todos esses atrativos, é lá que você vai encontrar um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis e trilhas.

E é nessa praia que está localizado o conhecido Resort Costão de Santinho.

Os desenhos de civilizações antigas nas pedras


Praia do Santinho


Inscrições Rupestres

Praias do Leste


A região Leste de Floripa abriga as praias que estão mais próximas da área central, possibilitando que as praias sejam acessadas com bastante facilidade. Outro ponto positivo são as ótimas estruturas para receber os visitantes em quase todas as praias, ocasionando conforto e praticidade.

Veja abaixo as principais praias do lado Leste:


10. Praia da Barra da Lagoa:



Com areias branquinhas e finas, mar de um lado calmo e do outro lado com ondas mais fortes, a Praia da Barra da Lagoa está sempre cheia de visitantes, principalmente na alta temporada. Os pescadores são figuras frequentes por lá, então é possível saborear pratos de pescados frescos nos diversos restaurantes e bares presentes.

A praia também possui ótima estrutura de hospedagem e um dos hostel que tem a melhor vista é o Hostel Farol da Barra, por isso é bastante frequentada. O outro motivo é devido a sua beleza natural, onde a junção do mar azul, as pedras e as dunas formam uma paisagem perfeita! e Não esqueça de apreciar a Prainha e as Piscinas Naturais.

Barra da Lagoa

Piscinas Naturais

11. Praia da Joaquina:


Praia da Joaquina


Conhecida mundialmente por ser palco de torneios internacionais e nacionais de surf, a Praia de Joaquina é o paraíso dos surfistas! “Joaca” como é carinhosamente chamada pelos locais, está sempre ligada a eventos esportivos. Ir até lá é algo que você não pode deixar de fazer em Floripa!

Mesmo com um mar de ondas grandes e fortes, a praia da Joaquina não é apenas frequentadas pelos surfistas. Ela é ótima para curtir o sol nas areias finas e, por estar cercada de dunas, consideradas as melhores da região Sul do Brasil, chama bastante atenção dos turistas.

Inclusive, não deixe de praticar o Sandboard, atração bastante famosa e radical.

Praia da Joaquina


12. Praia Mole:


Com aproximadamente 1 km de extensão, a Praia Mole também é bastante frequentada por surfistas, além de ser considerada o “point da agitação” entre as praias do Leste de Florianópolis. O motivo dessa fama vem dos diversos bares localizados na orla que estão sempre muito animados com música ao vivo e Djs.

Os visitantes, em sua maioria, são jovens e grupos da comunidade LGBTQ que vão em busca de paquera e badalação, especialmente no Bar do Déca, bastante famoso na região.

Com águas fortes e traiçoeiras, o mar da Praia Mole não é um dos melhores para banho em Floripa, sendo a região da areia o melhor local para curtir, comer deliciosos petiscos e beber bons drinks!

Procure aqui o seu hostel em Florianópolis

Praia Mole, em Florianópolis


Praia Mole

13. Praia da Galheta:


Com um visual selvagem e semi deserta, a praia da Galheta é um espaço, na Ilha de Santa Catarina, reservado para os adeptos ao nudismo desde a década de 70. Porém, ser naturista não é obrigatório para conhecer essa linda praia pouco frequentada, então vale muito a pena colocá-la no seu roteiro.

A praia é isolada, sendo possível o acesso apenas por duas trilhas. Uma das trilhas tem início na Praia Mole e é bem curta e fácil, já a outra sai da Praia da Barra da Lagoa, é mais longa e considerada um pouco mais difícil.

O mar de tons azuis cristalinos com ondas medianas, as montanhas, as pedras e a vegetação de preservação permanente sem nenhum tipo de construção são capazes de arrancar suspiros.


14. Praia do Gravatá:


Com extensão de 60 metros, a pequena Praia do Gravatá é uma das menos frequentadas da região, isso porque muitos visitantes sequer sabem de sua existência. Quem tem a sorte de visitar essa praia, sem dúvidas fica apaixonado pela beleza intacta do local.

O acesso é feito apenas por trilha de nível moderado a difícil ou por barco.


Praias do Sul


As Praias do Sul são altamente conhecidas por preservarem a natureza em detrimento do urbanismo. Muitas das praias situadas na região são antigas vilas de pescadores e trazem consigo forte cultura e história.

Muitas dessas praias são acessadas facilmente de carro. Outras, será preciso pegar um barco ou fazer uma trilha.

Apesar de todo esforço, sua viagem pelo litoral Sul de Floripa valerá muito a pena! Não é a toa que é exatamente na parte Sul onde está situada uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

Vejamos as principais praias de Florianópolis situada no Litoral Sul:


15. Praia da Lagoinha do Leste:



Conhecer a Lagoinha do Leste não é uma tarefa tão simples, mas que vale todo o esforço.

A Praia é uma mistura de areia branca e fofa, costão, trilha, mar aberto, lagoa, cachoeira e mata nativa… dá pra acreditar? Todas essas características levam centenas de turistas a desbravar esse paraíso escondido.

Existem apenas três modos de chegar à praia. Dois modos por trilha e outro modo por barco. De carro é impossível, devido a ausência de estrada. Os barcos são de trabalhadores locais e saem diretamente da Praia do Pântano do Sul ou da Armação durante o verão.

Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, de onde partem os barcos para Praia da Lagoinha do Leste

Ainda em Pântano do Sul você também pode pegar uma trilha com duração média de 1 hora entre mata fechada, morros e trechos íngremes até a Lagoinha do Leste.

Além disso, há outra opção de trilha que sai da Praia do Matadeiro e segue margeando toda a costa com paisagens de tirar o fôlego. Essa última é mais longa e de maior dificuldade, já que tem duração de cerca de 3 horas. O protetor solar é indispensável!

É uma praia com belezas naturais magníficas e que vale a pena demais a visita, especialmente se você subir o morro e tiver uma das vistas mais belas do litoral Sul.

“Praia Lagoinha do Leste” de Easy day


Praia Lagoinha do Leste


16. Praia da Armação:


Distante apenas 25 km do centro da capital, a praia conta com mais de 2 quilômetros de extensão repleta de um mar bastante agitado ao norte e tranquilo ao sul.

A Praia da Armação tem um clima bastante bucólico e típico de colônia de pescadores. Tais características, somadas à paisagem natural do lugar, tornam a praia uma das mais belas e charmosas de toda a Ilha da Magia.

Além disso, a Praia da Armação é a praia mais indicada, dentre todas as praias do litoral catarinense, para se levar as crianças. Tal reconhecimento concedeu à Praia da Armação o Certificado Internacional de Bandeira Azul.

Não bastasse tantos pontos positivos, nos arredores da Praia você vai encontrar boa infraestrutura: vários hotéis, hostels, bares e restaurantes. Além disso, é bem perto da Praia da Armação que está a Lagoa do Peri com sua água doce e calma, perfeita para um passeio em família.

As praias de Floripa… Praia da Armação!


17. Praia do Campeche:


Uma das principais praias localizadas no Sul da Ilha de Florianópolis. A Praia do Campeche se destaca devido ao seu visual deslumbrante com a Ilha do Campeche de fundo, além da sua areia branquinha, dunas, vegetação de restinga ao fundo do mar perfeito para os banhistas, para o surfe e para outros esportes em geral.

A Ilha do Campeche fica exatamente em frente à Praia. São 1,5 km de distância que separam a Praia da Ilha, de tal modo que é comum encontrar barcos e escunas que fazem a travessia com custo de R$ 100,00, em média.

É uma praia bastante badalada e frequentada pelos jovens, especialmente na região denominada “Praia do Riozinho”, símbolo de uma beleza natural sem igual.


18. Praia Ribeirão da Ilha:


Praia super tranquila e geralmente sem ondas. Tanto na orla quanto no centrinho, a arquitetura dos séculos XVIII e XIX é preservada.

Os hábitos e os traços da cultura açoriana permanecem até hoje no local, apesar do crescimento urbano e o desenvolvimento gastronômico e turístico do local.

A água do mar é bastante tranquila e a região conta com um charme particular, ideal para tomar banho de mar, comer ostras e estar em contato direto com a história local.

A calmaria da praia de Ribeirão da Ilha


Museus em Florianópolis


Sabemos que para os amantes de história, arte e cultura, visitar os museus das cidades é um dos entretenimentos que jamais ficarão de fora do roteiro e em Florianópolis existem diversas opções de museus para visitar!

Pensando nisso, selecionamos os melhores museus para a sua lista de atrações em Florianópolis, confira abaixo:


19. Museu O Mundo Ovo de Eli Heil:


Com um rico acervo particular, desde 1987 o Museu O Mundo Ovo abriga obras da artista plástica Eli Malvina Heil. As exposições estão divididas em 3: Sala de Exposição, Sala de Esculturas e Sala Presépio, além da área externa que também conta com diversas esculturas no jardim.

Para visitá-lo é necessário agendar com antecedência pelo telefone (48) 3235-1076.

  • Endereço: Rodovia SC 401, nº 7079, KM 12.


20. Museu Histórico de Santa Catarina:


Se deseja conhecer a história da cidade, esse museu não pode ficar de fora. Localizado no Palácio Cruz e Souza, onde ocorreram diversos acontecimentos políticos e militares, o museu possui arquitetura do século XIX e exposições de objetos e móveis de época, é uma verdadeira viagem no tempo.

  • Endereço: Praça XV de Novembro, 227, Centro.

  • Preço: R$ 5,00 de terça-feira a sábado e gratuito aos domingos.

Museu Histórico de Santa Catarina


21. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC):


Um paraíso para os apaixonados por arte, o MASC possui um rico acervo com mais de 1700 obras de diferentes artistas locais e nacionais, como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Portinari, Djanira, Burle Marx, Panceti, Iberê Camargo, entre outros.

  • Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica.

  • Preço: Gratuito de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

22. Museu do Homem do Sambaqui:


Esse museu é bastante interessante e vale muito a pena visitar, com exposições de acervos arqueológicos de 4 mil anos. Entre eles estão mais de 200 peças como esqueletos conservados, moedas, peças indígenas, por exemplo. Há inclusive um espaço que chama atenção da criançada, a zootecnia, que possui diversas espécies de animais taxidermizados (empalhados).

  • Endereço: Rua Esteves Júnior, 711, Centro.

  • Preço: Gratuito de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.

Locais Históricos


Reduto de um brilhante acervo histórico e cultural, a capital de Santa Catarina é muito mais do que belas praias e paisagens de tirar o fôlego.

Portanto, visitar a região vai muito além de tomar banho de mar… em Floripa você vai ter a oportunidade de ver o passado no presente, o histórico em meio a grandes prédios modernos.

Fundada em 1673, Florianópolis veio a ser emancipada apenas em 1726, equivalente a 50 anos depois. Com tanto tempo de história, algumas construções ainda se fazem presentes e completamente acessíveis aos turistas, pois a grande maioria é gratuita ou quase isso.

Portanto, se você gosta de viver a história local, separamos dicas de lugares históricos que você pode conhecer durante sua passagem por Florianópolis.


23. Ribeirão da Ilha



O bairro Ribeirão da Ilha é um dos bairros bucólicos, pitorescos e mais tradicionais de Florianópolis.

Caminhando pelas ruas do bairro, você vai perceber que existe história viva em todos os cantos. As construções são típicas da cultura açoriana e do período colonial do Brasil, demonstrando a origem dos seus primeiros moradores.

Além disso, a culinária local também tem lá suas tradições! O lugar é ideal para quem gosta de ostras, pois é lá que está localizada a melhor produção de ostras do país.

Uma vez estando em Ribeirão da Ilha, aproveite para caminhar pelo Centro Colonial, o local possui alguns restaurantes e lojinhas; conheça também a Igreja Nossa Senhora da Lapa, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e, claro, a Praia do Ribeirão da Ilha.

O local preserva a memória e a história da Capital de Santa Catarina, portanto faz parte dos lugares incríveis em Florianópolis.

Casinhas históricas em Ribeirão Da Ilha


24. Santo Antônio de Lisboa


Entre as opções do que fazer em Floripa está um dos bairros históricos e mais charmosos da cidade – e que pouca gente conhece – é Santo Antônio de Lisboa.

O bairro é um antigo núcleo de imigração de açorianos, que preserva ainda suas casinhas, ruas de pedras e praças…

Algumas de suas atrações são a Igreja de Santo Antônio, o antigo Posto da Alfândega, casa onde se hospedou Dom Pedro II, e a primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina!

Santo Antônio de Lisboa!!


25. Fortaleza de São José da Ponta Grossa


Localizada na Parte Norte da ilha, entre as praias de Jurerê e Forte, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi construída pelos escravos no século XVIII no alto do Morro Ponta Grossa, emoldurada pela beleza dos costões e da areia da Praia do Forte.

Protegido por espessas muralhas, o local guarda resquícios verdadeiros do período colonial do Brasil, tanto do lado de fora quanto dentro da Casa do Comandante, sendo possível encontrar nesse último local artefatos achados nas escavações feitas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Visitar a Fortaleza é conhecer a sensação de conhecer um local com mais de 300 anos de história!

  • Horário de funcionamento: baixa temporada (aberto diariamente), das 9h às 17. Alta temporada (aberto diariamente) das 9h às 19h.

  • Localização: Rodovia SC-401, km 13, próximo à Praia de Jurerê.

  • Valor: R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia entrada.

26. Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim


Essa Fortaleza fecha o trio de fogo que fazia a defesa da Ilha da Magia no século XVIII.

Embora seja localizada na Ilha de Anhatomirim, hoje sob a jurisdição do Município de Governador Celso Ramos, este Forte não pode ser deixado de lado quando estiver conhecendo os históricos pontos turísticos de Florianópolis.

Sede do primeiro governo da Capitania de Santa Catarina, a primeira a ser adotada pela UFSC e também a primeira a ser revitalizada, recebe hoje 65% de contingente de pessoas que visitam as fortalezas anualmente.

Na Fortaleza você vai encontrar o Quartel da Tropa, Portada, a Casa do Comandante, exposições culturais e artísticas itinerantes e a Baía dos Golfinhos.

Para chegar lá é fácil, primeiramente você pode pegar escunas que saem embaixo da Ponte Hercílio Luz e do Trapiche da Beira Mar Norte, no Norte da Ilha, através das Praias Canasvieiras e Sambaqui ou até mesmo do Município de Celso Ramos. O passeio dura 6h e custa uma média de R$ 45,00 por pessoa.

  • Horário de funcionamento: baixa temporada (aberto diariamente), das 9h às 17. Alta temporada (aberto diariamente) das 9h às 19h. As embarcações poderão atracar na ilha até às 18h.

  • Valor: R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia entrada.

  • Ingresso duplo Santo Antônio + Anhatomirim: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.


27. Fortaleza de Santo Antônio de Ratones


A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está localizada na Ilha de Ratones, situada entre Gamboa e Sambaqui.

Junto com a Fortaleza São José da Ponta Grossa e a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim, elas eram responsáveis por proteger a ilha de Florianópolis no século XVIII.

Devido ao tempo, o local estava em ruínas até o início dos anos 90, quando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começou a obra de reparo do local.

Hoje, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está aberta à visitação e conta com paisagens exuberantes, formada pela Mata Atlântica. Uma vez no local, não deixe de prestar bastante atenção nas partes mais significativas do Forte, como a Portada, a Fonte D’Água e o Aqueduto.

Para chegar ao local, você pode pegar escunas que partem próximo à ponte Hercílio Luz ou pelos trapiches da Beira Mar Norte e da Praia de Canasvieiras. É um dos lugares históricos que você não pode deixar de conhecer!

  • Horário de funcionamento: baixa temporada (aberto diariamente), das 9h às 17. Alta temporada (aberto diariamente) das 9h às 19h. As embarcações poderão atracar na ilha até às 18h.

  • Valor: R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia entrada.

  • Ingresso duplo Santo Antônio + Anhatomirim: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.

Trilhas em Florianópolis


Se você adora se aventurar e descobrir, através de trilhas, os segredos que os lugares escondem, então saiba que existem lugares incríveis em Florianópolis que podem ser explorados através de trilhas.

Outra notícia boa é que há trilhas ideias para todos os gostos e preparos físicos, desde curtinhas até as mais extensas. vai uma lista abaixo de várias.


Lagoinha do leste (via Pantano do Sul)Lagoinha do leste (via Pantano do Matadeiro)Pedra da Boa Vista (barra)Piscinas Naturais (barra)Gravatá (mole)Morro das Aranhas (moçambique)Morro das Feiticeiras (praia brava)LampiãoNaufragados (caieira do sul)Saquinho (costa de dentro)Costa da Lagoa (cachoeira)Poção (cachoeira) (córrego grande)Peri-caminho da gurita (cachoeira)Sertão do Assopro (mirante lagoa)Rio Vermelho (trapiche parque estadual)Dólmen da Oração (barra)Morro da Coroa (pantano do sul)Morro do Rapa (praia brava - lagoinha de canas)Santinho para Moçambique (santinho)Cavernas do Pântano do SulDaniela pra o ForteBarra do Sambaqui (vigia) (barra)Pedra Branca (palhoça)Vale da utopia (palhoça)Galheta (barra)Rampa de Pedra (barra)Trilha do Farol (barra)Mirante esquerdo da Ponta da Galheta (barra)Mirante direito da Ponta da Galheta (barra)Ponta da Galheta (barra)Sertão do Ribeirão

Converse com a recepção caso queira conhecer alguma com guia.

Selecionamos as trilhas mais imperdíveis de Florianópolis, confira:


28. Trilha das Piscinas Naturais:


A trilha tem início na Praia da Barra da Lagoa (após a ponte que fica no centro do bairro) e é super tranquila, sem muitas dificuldades ou obstáculos, apenas algumas pedras que precisam de um pouco de atenção, mas nada que assuste.

Com no máximo 30 min de caminhada, é só curtir e mergulhar nas águas cristalinas das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.

A ponte da Barra da Lagoa. É só atravessar e começar a trilha.


29. Trilha da Lagoinha do Leste:


A famosa trilha da Lagoinha do Leste é bastante procurada pelos aventureiros. A trilha tem início em dois locais: no Pântano do Sul ou na Praia do Matadeiro. A primeira opção exige mais esforço em menos tempo (cerca de 60 min) e a segunda opção exige menos esforço em mais tempo (cerca de 3 h), mas todo o percurso possui a companhia de várias paisagens espetaculares. Por fim, tem um lindo mar estará esperando para um mergulho revigorante!

Mas não para por aí, se restar fôlego para encarar mais 50 min de subida, existe uma trilha saindo da praia com destino à Pedra da Coroa, local que possibilita uma visão panorâmica espetacular da região.

Se não restar mais fôlego para retornar por trilha, temos uma boa notícia: é possível voltar de barco até o Pântano do Sul.

Praia do Pântano do Sul, no lado de onde se inicia a trilha para a Lagoinha do Leste


30. Trilha da Costa da Lagoa:


De maneira geral, a trilha é considerada de leve a moderada e durante quase todo o tempo, o percurso é realizado em terreno plano. A caminhada, que tem início no Canto dos Araçás, é feita pela Mata Atlântica e tem diversos atrativos no caminho, como, por exemplo, o casarão da dona Lóquinha, engenhos, casarios do século XVIII, vilas e restaurantes caseiros que oferecem deliciosos frutos do mar.

Vila na Costa da Lagoa, por onde passa a trilha da Costa da Lagoa

Se você quiser, dá pra ir pra Costa da Lagoa de barco e parar em um dos diversos restaurantes que existem por ali pra comer uma “Sequência de Camarão’, diversos pratos de camarão com um precinho camarada.

Parar num barzinho à beira da Lagoa e comer camarão.. .é tudo em Florianópolis!


31. Trilha Caminho da Gurita:


A trilha é considerada tranquila e o seu destino final é uma cachoeira com várias piscininhas naturais! Com caminho plano e sinalizado, a duração é de aproximadamente 1h de caminhada e passa por algumas ruínas do século XIX, engenhos e córregos. O seu início é na altura da Praia da Armação. Ah, e lá existem boas estruturas de barracas e restaurantes à disposição dos visitantes.


Passeios urbanos em Florianópolis


Se engana quem acha que a ilha é apenas praia! Existe muito o que fazer na região além de mergulhar no mar gelado e gostoso.


Embora as praias sejam os passeios imperdíveis, o Centro de Floripa reserva grandes e agradáveis surpresas para os turistas, sobretudo por presenteá-los com uma linda e imensa lista sobre o que fazer em Floripa.


City Tour Floripa by Bus - Toda Ilha - O passeio mais completo da cidade



O ônibus turístico Floripa by Bus realiza um roteiro completo onde você vai ficar por dentro de tudo o que a Ilha da Magia tem pra te proporcionar. Com paradas e visitas pré-determinadas, cada passeio é acompanhado por guia de turismo em tempo integral e o ônibus fica aguardando o retorno para continuar o passeio. Além do guiamento, temos também informações passadas por gravações e uma trilha sonora temática.

O ônibus não tem teto na parte de cima, para que a experiência seja ainda melhor.



Foi pensando nisso, que trouxemos para vocês alguns dos pontos turísticos que não podem faltar na sua viagem. Olha só:


32. Mercado Público Municipal:

Marcante por ter seu edifício amarelo, o Mercado Público passou por reformas recentemente e está todo revitalizado esperando você!

Dentro você vai encontrar boxes que vendem frutos do mar, sapatos, roupas, souvernirs e inúmeros bares com petiscos frescos a disposição. O local é ideal para quem gosta de passeios urbanos.

  • Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60, Centro – Florianópolis.

O que fazer em Floripa: visitar o Mercado Público


33. Praça XV de Novembro:


É nessa praça que está localizada a centenária Figueira. Em uma das tantas tradições folclóricas existentes, dizem que os visitantes que conhecê-la, devem dar três voltas ao redor da árvore de mãos dadas e em sentido anti-horário para trazer sorte.

Uma vez no local, aproveite para descansar nos banquinhos embaixo das grandes sombras.

  • Endereço: Praça XV de Novembro, S/N, Centro – Florianópolis.


Figueira centenária, eu já dei minhas voltas nela…


34. Ponte Hercílio Luz:


Um dos cartões postais da cidade, a Ponte ficou interditada 28 anos, mas depois de uma reforma foi aberta ha pouco tempo. Ela possui uma das mais belas imagens de Florianópolis, com o céu azul e o sol ao fundo.

É embaixo dela que saem inúmeros passeios para outras praias e ilhas, como, por exemplo, a Ilha de Campeche.

  • Endereço: Centro – Florianópolis.

Ponte Hercílio Luz, hoje restaurada.


35. Praça Hercílio Luz e Parque da Luz:


O Parque da Luz é uma área verde de lazer bem no Centro de Floripa e conta com espaço para caminhadas e parque infantil. Por vezes, é o ponto de partida para quem deseja conhecer a Ponte.

O local é maravilhoso e conta com um mirante onde é possível apreciar a vista da Baía Sul, Baía Norte e Beira Mar continental.

Na praça há um monumento em homenagem a Hercílio Luz, o qual empresta o nome à praça e à ponte.

  • Endereço: Alameda Adolfo Konder

36. Catedral Metropolitana de Florianópolis:


Entre tantas atrações, está a imponente Catedral Metropolitana de Florianópolis, o símbolo católico mais importante da ilha e sede da arquidiocese de Florianópolis.

O edifício neoclássico hoje existente foi concluído em 1773 e é um tanto quanto simples. Devido a larga escadaria que existe na frente, você com certeza irá reconhecer a Catedral ao passear pelo Centro. Aproveite para entrar e conhecer o Museu que conta com peças raras da arte sacra.

  • Endereço: Rua Padre Miguelinho, 55, Centro – Florianópolis – SC.

37. Avenida Beira Mar Norte:


A Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, ou simplesmente Avenida Beira Mar, está sempre repleta de pessoas caminhando, praticando atividades físicas ao ar livre, brincando de bicicleta, patinete, skate e patins.

Contornando o continente, está localizada em um dos bairros mais nobres de Floripa. É lá, inclusive, que está o prédio mais luxuoso da Capital. No final da tarde, o calçadão está sempre muito movimentado.

No seu arredor você encontrará hotéis renomados, grandes restaurantes e bares, além do Shopping Beiramar. A Avenida é ideal para um passeio ao ar livre em um dia de sol. Não perca!

Ótimo lugar para fazer uma caminhada e apreciar a paisagem


Mirantes em Floripa


Conhecer Florianópolis andando pelas ruas e entrando no mar já é maravilhoso, agora imagina conhecer a ilha da magia de cima? Certamente quem fez os mirantes já sabia que o lugar era um verdadeiro espetáculo e que só melhoraria com o passar dos anos.

Se você vai a Floripa, não deixe de visitar os seguintes mirantes:


38. Mirante do Morro da Cruz:


Um dos mirantes mais famosos da cidade, possui cerca de 285 metros de altitude e está a 5 km de distância do centro. Para chegar até o Mirante do Morro da Cruz é bem fácil, é possível ir de carro, uber, táxi e transporte público (linha 160).

Ao chegar no mirante, os visitantes se deparam com uma vista panorâmica da cidade, como a região central, as baías do sul e do norte e a região continental. A boa notícia é que não paga nada para acessar o mirante, contemplar a paisagem e tirar lindas fotos!


39. Mirante da Lagoa da Conceição:


O mirante possui ótima estrutura para receber os visitantes que querem apreciar a linda paisagem e claro eternizar o momento em vários clicks! O mirante tem um dos visuais mais bonitos da cidade e vale muito à pena colocar no seu roteiro.

Mirante da Lagoa da Conceição, Florianópolis


40. Mirante do Morro das Pedras:


Na região Sul, a 20 km de distância do centro, está o Mirante do Morro das Pedras. Possui uma boa estrutura, inclusive com estacionamento disponível. Com uma visão panorâmica da Praia da Armação é impossível não se apaixonar pela paisagem do local. O horário de visita no Mirante do Morro das Pedras é das 8h às 18h.


41. llha do Campeche


A Ilha do Campeche é, sem dúvidas, um dos lugares incríveis em Florianópolis no qual você não vai se arrepender de reservar 1 dia para ele no seu roteiro.

Com águas cristalinas de cor azul turquesa, sem ondas e de areias brancas, a Ilha Campeche faz parte do Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional do IPHAN e possui limitação diária de visitantes, além de tempo de permanência limitado também. Todo esse cuidado especial faz com que a beleza do local permaneça intacta e incrível!

Para chegar à Ilha Campeche existem três pontos de partida: Praia da Armação, Praia do Campeche e Praia da Barra da Lagoa. Pela Praia da Armação, o trajeto dura aproximadamente 30min e o valor da embarcação é entre R$ 70,00 a R$ 120,00 (dependendo do período do ano).

Pela Praia do Campeche as lanchas levam apenas 5min para chegar na Ilha e custam a partir de R$ 150,00 por pessoa, mas o trajeto mais longo é a partir da Praia da Barra da Lagoa, aproximadamente 1h20min e os preços das embarcações vão de R$ 120,00 a R$ 180,00 (dependendo do período do ano).

Além de curtir o mar, é possível realizar trilhas ecológicas guiadas pelo interior da Ilha Campeche. Preços: Trilha Curta R$10,00, trilha Leste R$25,00, trilha Norte R$35,00 e trilha subaquática R$60,00.

Ah, lá também possui restaurante, lanchonete e quiosque à disposição dos visitantes.

“Ilha do Campeche” de Rodrigo_Soldon


O que fazer em Floripa com chuva


Sabemos que uma das primeiras coisas que os viajantes pensam quando planejam uma viagem é se o clima estará favorável para curtir os passeios e as atrações do seu destino, ainda mais quando os maiores focos desse destino sejam as praias e atividades ao ar livre, como é o caso de Florianópolis.

Pensando nisso, selecionamos algumas atividades que podem ser realizadas em dias chuvosos, para adaptar o seu roteiro e não deixar de aproveitar as atrações de Florianópolis.



42. Teatros:

Os teatros são ótimos entretenimentos para quem curte arte e em Florianópolis existem várias opções, como o Teatro Álvaro de Carvalho inaugurado em 1875, onde recebe espetáculos locais e nacionais.


Outra alternativa é o Teatro da UBRO, que conta com uma programação bem eclética, como apresentação de orquestras, espetáculos de dança, oficinas, shows musicais e etc.


43. Projeto TAMAR:


Localizado na Barra da Lagoa, o centro de visitação do projeto TAMAR é uma boa alternativa para incluir em dias de chuva. Lá você encontra o Museu Aberto da Tartaruga Marinha.

A visitação consiste em trazer conhecimentos acerca das tartarugas marinhas e a sua importância para o ecossistema. Para quem estiver acompanhado de crianças pode ter certeza que será uma atividade bastante interessante e divertida para elas!

Entrada do Projeto Tamar em Florianópolis


44. Tour gastronômico:


Florianópolis reúne um grande número de restaurantes com uma enorme variedade gastronômica. Um dos locais mais famosos para essa atividade é no bairro Ribeirão da Ilha, localizado a 26 km de distância do centro. O local é famoso pelos restaurantes especializados em frutos do mar, com destaque para as ostras.


45. Casa da Alfândega:


Que tal tirar o dia de chuva para fazer comprinhas e prestigiar o trabalho de centenas de artesões do Estado? Então não deixe de conhecer a Casa da Alfândega localizada no centro de Florianópolis.

Além das quatro dicas que citamos acima, o mercado público e os museus da cidade também podem ser ótimas opções de atividades em dias de chuva.


O que fazer em Floripa de noite


Se você estiver em Florianópolis, vai conseguir aproveitar bastante a ilha da magia durante o dia e com certeza, vai se perguntar: o que fazer em Floripa de noite?

A verdade é que a capital de Santa Catarina agrada todos os públicos! Se você gosta de uma noite agitada, existem baladas; se você quer comer petiscos, muitos são os bares; se prefere de um ambiente mais calmo e familiar, os restaurantes estão à disposição; se você quer simplesmente aproveitar ao ar livre, pode caminhar pela Avenida Beira Mar Norte ou descansar na Lagoa da Conceição.

Confira uma seleção de 4 atrações de Florianópolis para se conhecer durante a noite!


46. Santa Club Floripa:



Localizada na Lagoa da Conceição, é uma casa baladeira, especialmente de Eletrônica, Funk e Reggaeton, que atrai inúmeros turistas do mundo todo.

No cardápio você vai encontrar petiscos como fritas e pastéis. O John Bull é bastante frequentado por pessoas mais jovens.

  • Endereço: Av. das Rendeiras, 470 – Lagoa da Conceição

  • Inst: @santaclubfloripa




47. Céu de Floripa:



Localizada na Lagoa da Conceição, é uma casa baladeira, especialmente de Eletrônica, Funk e Reggaeton, que atrai inúmeros turistas do mundo todo.

No cardápio você vai encontrar petiscos como fritas e pastéis. O John Bull é bastante frequentado por pessoas mais jovens.

  • Endereço: Av. das Rendeiras, 1074 – Lagoa da Conceição

  • Inst: @ceudefloripa.sc

48. Chopp do Gus:



Localizada no Córrego Grande, é uma casa clássica de shows, especialmente de Rock, No Gus você encontrará os mais variados e deliciosos sabores da ‘gastronomia de boteco’, com uma grande variedade de chopps artesanais, cervejas, drinks, pratos, petiscos e lanches! E com certeza você vai querer experimentar a famosa batata flambada do Gus! Venha nos visitar e saborear o que temos de melhor ao som de um bom e velho rock n’ roll!

O Chopp do Gus é bastante frequentado por pessoas mais maduras.




49. John Bull Floripa:


Localizada na Lagoa da Conceição, é uma casa clássica de shows, especialmente de Rock, que atrai inúmeros visitantes em dias de eventos. Além do Rock, também há blues e reggae como atração musical.

No cardápio você vai encontrar petiscos como fritas e bolinhos salgados. O John Bull é bastante frequentado por pessoas mais maduras.


50. Cafe de La Musique:


Trazido da Europa, o Cafe de La Musique é uma verdadeira febre em Florianópolis! Localizada na Praia de Jurerê, conta com um beachclub que atrai inúmeros jovens que buscam sunsets badalados que vão até o amanhecer.

51. BeerandPork:


A cervejaria trouxe a Florianópolis uma proposta que é tendência: 16 torneiras de chopp, jogos, máquinas de fliperama, pebolim e música ao vivo. No cardápio você vai encontrar comida de porco, coxinhas, iscas de carne, pizza e fritas!

  • Endereço: R. Des. Pedro Silva, 2019 – Coqueiros

  • Site: http://www.beerandpork.com.br/


52. Mercadoteca Florianópolis:



Trata-se de um mercado gastronômico com opções para todos os estilos e gostos. Funciona para o almoço, para o café e também para um Happy Hour. É o local ideal para ir com a turma e está quase sempre lotado, por isso, reserve uma mesa antes de ir.



143 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page